Obras e projetos têm início bem antes de suas execuções propriamente ditas. É preciso planejamento e, em primeiro lugar, garantir que os melhores materiais serão empregados no processo, a fim de fugir de problemas. É válido dizer que isso vale para todos os componentes que serão utilizados. Um deles é a calha para telhado, item fundamental para drenar as águas pluviais e, consequentemente, inibir situações como infiltrações e rachaduras nas estruturas da construção. Você conhece os tipos de calha que o mercado oferece?
Quais os tipos de calha para telhado e suas diferenças
Podemos afirmar que existem 4 tipos de calha para telhado no mercado, diferenciadas pelo material: PVC, alumínio, aço galvanizado e aço inoxidável. Mas essa é somente a 1ª distinção entre elas, embora causem impacto direto em outras características, como resistência e preço. Saiba mais, abaixo:
Calhas de PVC
São flexíveis, mas possuem rigidez, baixa rugosidade e boa capacidade de vedação, com um valor bastante acessível. Resistentes a tempestades, são calhas altamente indicadas para regiões litorâneas e de chuvas. Alguns aditivos em sua composição aumentam, ainda, a resistência à ação do sol, contribuindo para sua maior durabilidade;
Calhas de alumínio
É um dos tipos de calha para telhado mais resistentes às intempéries e à maresia. Um de seus diferenciais é o suporte de fixação, produzido no mesmo material, o que impede a queda da estrutura em dias de chuvas fortes. Outro fator que vale ressaltar é a possibilidade de pintura eletrostática neste tipo de calha, o que gera efeito duplo: protege o material e personaliza a estética da construção. Fabricadas com costuras e articulações, não demanda tanta manutenção em razão do pouco desgaste estrutural;
Calhas de aço galvanizado
Largamente usadas em obras residenciais, comerciais e industriais, as calhas de aço galvanizado são mais acessíveis, do ponto de vista do preço, do que as calhas de alumínio. No entanto, no que diz respeito à corrosão, não é tão resistente, o que inibe sua instalação em cidades litorâneas, por exemplo. Quanto à vida útil, também é inferior, além de não responder muito bem à pintura;
Calhas de aço inoxidável
São extremamente resistentes e duráveis, seu material não enferruja e tem o brilho preservado, o que conta a seu favor entre os tipos de calha para telhado, já que colabora com a estética da edificação. Pode ser pintada, assim como a calha de alumínio. Porém, em se tratando de valores, podem custar duas vezes mais do que as calhas em outros materiais.
Tipo de calha para telhado ideal para sua casa

Uma vez que você conhece as características e vantagens de cada tipo de calha para telhado, fica mais fácil acertar na escolha. Alguns aspectos devem ser considerados: estrutura da casa, estética e condições externas. Em se tratando de telhados, é necessário analisar seu comprimento, para verificar a quantidade de calhas que irá gastar. Avaliar custo-benefício e beleza é essencial antes de definir.
A condição climática da região é outro fator que deve ser pensado. Níveis altos de chuva demandam, por exemplo, um tipo de calha com maior capacidade de vazão e escoamento. Em outras palavras, é preciso entender a frequência das chuvas para não ser pego de surpresa. Um ponto importante: a vegetação e arborização da localidade, uma vez que folhas e galhos podem se acumular nas calhas, atrapalhando o escoamento da água, o que certamente demandará uma manutenção mais rotineira.
Por fim, em se tratando de da calha ideal para a sua casa, o fator econômico pode ser medido. Se o desejo é não gastar muito, a indicação é por calhas de aço galvanizado, mesmo com durabilidade menor em razão da corrosão. Uma boa relação entre investimento e retorno são as calhas de PVC ou de alumínio. Mas, se o valor não é problema, opte pelo aço inoxidável, já que elas oferecem maior vida útil.
Conheça as calhas para telhados da Nacional Metais
A Nacional Metais se destaca no mercado de construção civil pelo amplo portfólio de fabricação de calhas. Mas não apenas por isso: apoiamos e incentivamos o empreendedorismo. Você, calheiro, terceirize a produção de calhas e mantenha o foco nas suas atividades e na sua capacidade produtiva sem abrir mão de nenhum cliente. Venha ser nosso parceiro. Acreditamos que, somando forças, fomentamos novos negócios com profissionais do setor, atuando na fabricação, distribuição e venda de calhas, propiciando qualidade e tecnologia aos clientes finais.
Acesse Nossa Página no Facebook e o nosso Instagram
Gostou dessa postagem? Acesse a nossa página de Blog e fique por dentro das novidades.