Zinco, matéria-prima principal das calhas galvanizadas, protege contra a oxidação, conhecida popularmente como ferrugem
Muito se fala da ação da maresia em regiões praianas, sobretudo da corrosão causada em superfícies metálicas. Este processo é acelerado pela presença de íons na água do mar e nos evaporitos – micropartículas presentes no ar que apresentam sais. Os íons fazem uma ponte salina, o que possibilita o fenômeno da oxirredução entre o oxigênio do ar e os metais. Em um cenário destes, calhas galvanizadas são indicadas, uma vez que são banhadas em zinco fundido, protegendo-as da oxidação, popularmente conhecida como ferrugem. E por um motivo óbvio, porém fundamental: a durabilidade.
Vida útil das calhas galvanizadas pode chegar a 300 anos, mesmo em regiões praianas, tornando-as um excelente componente para a construção civil
Durabilidade tem, na maioria das vezes, ligação direta com qualidade e manutenção. A instalação de calhas galvanizadas oferece à sua obra um elemento que pode chegar a 300 anos de vida útil. Mesmo em regiões praianas, com a maresia e as intempéries climáticas, isso é fundamental, já que se trata de um componente altamente resistente na construção civil. Saiba mais:
Corrosão
Como pontuamos anteriormente, um dos principais e mais populares benefícios do uso de calhas galvanizadas diz respeito à alta resistência à corrosão e oxidação. Isso só é possível devido ao revestimento de zinco que é aplicado em sua estrutura, criando ligações químicas com o aço e gerando uma superfície altamente durável. Em regiões de praia, esta proteção extra age contra a ferrugem;
Durabilidade
O sistema de calhas galvanizadas se destaca por ser uma solução forte e duradoura. Calhas, com a constante exposição às variações climáticas e de temperatura, se contraem e se expandem, gerando desgastes excessivos que causam vazamentos ao longo do tempo. No entanto, a galvanização leva as calhas a se contraírem e se encolherem aproximadamente 50% menos, o que impacta diretamente na manutenção;
Vantagens
Além de estenderem a vida útil e serem mais eficientes no combate à oxidação, calhas galvanizadas agem por mais tempo em caráter preventivo, evitando, assim, umidade nas paredes junto ao chão – o que causa estragos e bolhas na pintura – apodrecimento dos beirais das construções e danificação de jardins e calçadas, entre outros;
Instalação
A instalação de calhas galvanizadas é simples e descomplicada, e pode ser feita rapidamente por profissionais capacitados. Desta forma, sua obra contará com excelente custo-benefício, além da qualidade, segurança e proteção planejadas para o seu projeto.
Alguns fatores também merecem sua atenção antes de optar por este tipo de material. A chapa galvanizada que origina a calha possui uma estrutura lisa e brilhante, que pode ser explorada tanto in natura quanto pintada, de acordo com os tipos de acabamento. Ou seja, devido a sua textura, é possível pintar calhas galvanizadas, o que empresta beleza e personalidade ao seu ambiente.
Outro ponto que ganha destaque é a armazenagem das peças até que sejam utilizadas. É recomendável evitar o contato com componentes alcalinos ou que contenham cobre ou chumbo. Os elementos de ligação e montagem devem, ainda, ser específicos para as calhas galvanizadas. Por isso, dê preferência ao mesmo fornecedor ao escolher este sistema para o seu projeto.
A Nacional Metais está localizada em Palhoça, Santa Catarina, cidade bem próxima de Florianópolis. Em regiões praianas como a que estamos inseridos, a utilização de calhas galvanizadas para combater a ação do tempo é essencial aos projetos. Por isso, prezamos pela parceria com profissionais instaladores qualificados, a fim de prestarem um serviço de excelência como calheiros, sem abrirmos mão de tecnologia, de qualidade em produtos e de um atendimento personalizado.