Chaminés, como você já viu aqui no blog, são dutos que têm como principal função fazer a comunicação entre dois ambientes.
Devem ter capacidade de capturar e transferir de um ambiente interno, propriedades indesejáveis – como fumos e vapores – para um ambiente externo, uma vez que transportam substâncias nocivas à saúde.
Geralmente, são fundamentais em locais com fornos, lareiras, churrasqueiras e fogões, entre outros e têm, ainda, diversos componentes na sua montagem.
Entre eles, podemos citar o Chapéu Chinês, o Sputnik Canhão e o Sputnik de Aletas, essenciais em terminais para tubulações em geral.
Embora tenham diferenças, a função destes componentes é basicamente a mesma, ou seja, não deixar que a água da chuva infiltre na chaminé.
Diferenças entre as Chaminés
O funcionamento de uma chaminé deve ser eficiente a ponto de garantir a segurança do ambiente, de maneira que esses componentes devem assegurar que a água da chuva não infiltre no duto, impedindo umidade na tubulação. Saiba mais sobre eles:
Chapéu Chinês: o chapéu chinês tende a ser mais econômico, porém é preciso atentar para a performance, pois ventanias podem atrapalhar a vazão das chaminés, uma vez que ele é mais aberto do que os sputniks.
Neste cenário, é preciso avaliar uma série de questões, sobretudo a região onde a chaminé será instalada. Áreas com mudanças climáticas constantes devem merecer uma proteção maior;
Sputnik Canhão: diferentemente do chapéu chinês, o Sputnik Canhão recebe uma espécie de capa protetora ao seu redor, impedindo que o vento entre e oferecendo maior proteção à chaminé.
Desta forma, ele contribui para que o ar frio externo não adentre a tubulação e não atrapalhe, por consequência, a saída do ar quente.
Os modelos podem ser com ou sem abas – uma diferenciação basicamente estética – e são ideais para chaminés de churrasqueiras, lareiras e fornos;
Sputnik de Aletas: assim como o Sputnik Canhão, o Sputnik de Aletas é recomendado para locais onde há grande incidência de ventos fortes que empurram a fumaça para dentro das chaminés.
Essa é uma característica dos sputniks: o anel externo protege a saída dos gases, impedindo que o vento atrapalhe na exaustão, melhorando o desempenho das chaminés.
Há, ainda, uma peculiaridade neste modelo, pois seu formato foi desenvolvido para utilização em dutos quadrados ou retangulares.
A Nacional Metais atua no segmento fabricando chaminés, peças e componentes, para uso residencial, comercial e industrial.
Prezamos pela qualidade dos produtos disponibilizados aos nossos parceiros e acreditamos que, assim, colaboramos para fortalecer o empreendedorismo no setor e para aumentar a democratização de produtos com alta tecnologia, capazes de entregar a performance e a segurança que os clientes merecem.
Acesse Nossa Página no Facebook e o nosso Instagram
Gostou dessa postagem? Acesse a nossa página de Blog e fique por dentro das novidades.