Nacional Metais
12
ago

Coifas e exaustores: aliados em manter ambientes limpos

Coifas e exaustores aliados em manter ambientes limpos

Grandes aliados para a manutenção de ambientes sempre limpos, saiba tudo sobre coifas e exaustores

Coifas e exaustores são elementos que contribuem, diariamente, para manter ambientes limpos e em boas condições de usabilidade. Imagine cozinhas de hotéis e restaurantes, por exemplo, onde o preparo de alimentos é rotineiro. Estes e outros lugares, seus móveis e utensílios ficam constantemente expostos à fumaça, à gordura e aos mais diversos cheiros durante o preparo de refeições. A instalação de coifas e exaustores visa, portanto, mantê-los limpos, renovando o ar e evitando que odores fiquem impregnados.

Qual é melhor? Qual a diferença entre eles? Veja as opções e o que se adequa melhor à necessidade do seu dia a dia

Muitas pessoas têm dúvidas ao precisarem instalar coifas e exaustores. Qual é mais indicado? Qual a diferença entre eles? Porém, este é apenas um dos aspectos que deve ser considerado. Pois é preciso adequar à real necessidade de cada ambiente. Por exemplo, uma cozinha fechada, sem janelas e basculantes, pode determinar um uso distinto de outro ambiente bem arejado, mesmo que menor, em que se cozinha fritura três vezes por semana . Ou seja, é fundamental entender para aplicar a solução correta. Confira: 

O que é coifa

Útil e decorativa, a coifa possui função depuradora – faz a captação do ar enfumaçado de gordura, filtra e devolve o ar limpo ao ambiente – e exaustão – já que expulsa o ar quente para fora do ambiente. Em regra, coifas apresentam um ventilador, um coletor de gordura e um cone de sucção, embora nem todas ofereçam o mesmo fluxo de ar;

O que é exaustor

Exaustores se assemelham a ventiladores e atuam na purificação e renovação do ar, evacuando vapores carregados com partículas de gordura e dispersando os odores da comida. A troca de ar ocorre por meio do funcionamento de hélices, através de um duto, o que demanda, para instalação, em abrir espaços na parede. O que determina o número de exaustores é a ineficiência do ambiente para a circulação de ar, a falta de janelas e a escassez na ventilação, entre outros fatores;

Qual a diferença entre eles

Entender a diferenciação entre coifas e exaustores não é difícil. A coifa depura e exausta o ar carregado de partículas de gordura e vapores de odor; o exaustor faz a troca de ar quente pelo ar frio que vem de fora, funcionando como uma espécie de ventilador. Exaustores têm maior capacidade de sucção, e isso se faz necessário, uma vez que levam para fora do ambiente todo o ar indesejado. As hélices, porém, só servem para renovação de ar, o que caracteriza uma capacidade de filtragem menor em relação à coifa. Outro aspecto que deve ser considerado: a abrangência dos cômodos. Enquanto as coifas são fabricadas para áreas em que haja preparação de alimentos, exaustores podem ser utilizados em banheiros, lavabos e garagens, por exemplo. Basicamente, em lugares onde a circulação de ar compromete o ambiente.

Tipos de coifa

Independente do que for frito ou assado, as coifas têm o papel principal de filtrar o ar do ambiente, eliminar odores, gordura e fumaça de forma eficiente. Entre os tipos de coifa mais conhecidos, podemos elencar coifa de parede, coifa de ilha e coifa de embutir. A primeira é o modelo mais comum e fica posicionada sobre o fogão, enquanto a segunda é fixada no teto e ideal para cozinhas planejadas. Já a terceira, como o nome sugere, pode ser encaixada em armários, na parede do forno, churrasqueiras, lareiras e chaminés. É mais indicada para pessoas que desejam deixar o aparelho invisível na decoração. De forma geral, são utilizadas em residências e em restaurantes, hotéis, padarias e supermercados;

Tipos de exaustor

Indicados para quem possui espaços com circulação do ar abaixo do necessário, é comum vê-los em cozinhas, mas não apenas nelas. A manutenção é simples, e para limpeza basta água com detergente neutro nas hélices quando for notado o excesso de gordura. Quanto aos tipos de exaustor, ele pode ser eólico – como o ar quente é mais leve, ele sobe para a parte mais alta do ambiente, por isso ele costuma ser instalado no ponto mais alto. Já o exaustor elétrico, apesar da mesma função, ao ser considerado deve ser levado em conta alguns fatores, como custo com eletricidade e durabilidade, o que podem ser, respectivamente, pontos negativo e positivo. Os dois modelos são indicados para residências, hotéis, restaurantes, galpões e grandes empresas. 

Uma vez decidido em eliminar o cheiro de gordura do seu ambiente, você deve ter percebido que coifas e exaustores têm funções bastante parecidas. Qual o espaço disponível em seu ambiente para instalação? Com que frequência você pretende assar ou fritar alimentos? Como é a circulação de ar no seu ambiente? Para uma escolha perfeita, é preciso tirar todas as suas dúvidas e verificar se a opção escolhida realmente atende às expectativas da sua casa ou do seu estabelecimento. A Nacional Metais atua no segmento e oferece opções para todas as necessidades em coifas e exaustores. Nosso compromisso é oferecer aos profissionais do mercado instaladores a possibilidade de empreenderem e terem seus próprios negócios, na mesma medida em que desejamos entregar eficiência, tecnologia e qualidade aos clientes finais. 

 

Acesse Nossa Página no Facebook e o nosso Instagram

Gostou dessa postagem? Acesse a nossa página de Blog  e fique por dentro das novidades.