Nacional Metais
19
ago

Como é feita a montagem de chaminés industriais?

Como é feita a montagem de chaminés industriais

Montagem de chaminés industriais é um serviço fundamental para a perfeita adequação da estrutura ao ambiente em que será instalada

Entender a montagem de chaminés industriais passa, obrigatoriamente, por compreender qual a utilidade deste equipamento no setor. As chaminés são amplamente usadas para aumentar a dispersão dos gases e das matérias particuladas – partículas muito finas de sólidos ou líquidos suspensos no ar – por elas emitidas. Já em habitações, cozinhas, lareiras e churrasqueiras, por exemplo, devem ser construídas ou instaladas de maneiras que não permitam a entrada de vento e águas pluviais.

Investimento em serviços de montagem de chaminés industriais traz maior segurança no desenvolvimento de atividades fabris

Consideradas um sistema de fluído térmico e largamente aplicadas nos mais diversos ramos – como alimentício, metalúrgico, mineração, químico e siderúrgico, entre outros – as chaminés industriais merecem atenção e investimento para um serviço de montagem que traga maior segurança no desenvolvimento de atividades fabris. Saiba mais sobre segurança e disposições básicas para montagem:

Normas

Em primeiro lugar, é preciso saber que a montagem de chaminés industriais deve respeitar rígidos padrões estabelecidos por normas e regulamentações técnicas e de segurança. Ou seja, além de ser um serviço fundamental para a perfeita adequação da estrutura ao ambiente em que será instalada, as chaminés desempenham papel de destaque em relação à segurança operacional;

Saída de gases

As saídas de gases devem ser criadas longe das edificações residenciais, escolares e hospitalares, entre outras. Mas, principalmente estas, por razões óbvias, a fim de não impactar no dia a dia de pessoas, crianças e pacientes, respectivamente. O local também deve possuir um bom fluxo de correntes de ar para facilitar a emissão de gases;

Localização

A localização da chaminé industrial é um dos requisitos mais importantes no que diz respeito à montagem. É indispensável que a estrutura seja superior a três metros das edificações mais próximas, ainda que a unidade fabril esteja longe das edificações citadas anteriormente.

Evacuação dos cheiros

A evacuação de cheiros de equipamentos e quaisquer outros fluidos deve ser superior a 95% para caracterizar a eficiência necessária da chaminé industrial. Para fumos negros e oleosos, por exemplo, o grau de densidade precisa ser inferior a 1,5 mg/m³.

Tratamento de gases

Um fator preponderante em se tratando da montagem de chaminés industriais diz respeito ao tratamento de gases. Em alguns casos, mediante estudo e análise, deve se levar em consideração a instalação de equipamentos que efetuam o tratamento adequado das emissões para não ferir as diretrizes e normas de segurança. 

A fabricação de chaminés industriais é feita de acordo com o material escolhido, como aço carbono, chapa galvanizada, aço inoxidável e cobre. Seu tamanho e espessura, assim como sua finalidade, também são determinantes para atingir com precisão a demanda do parceiro. Para isso, a Nacional Metais oferece soluções personalizadas, com investimento em tecnologia, segurança e inovação, a fim de obter eficiência e satisfação dos clientes que buscam chaminés industriais no mercado.

 

Acesse Nossa Página no Facebook e o nosso Instagram

Gostou dessa postagem? Acesse a nossa página de Blog  e fique por dentro das novidades.