Conheça as orientações gerais e benefícios de manter em dia as calhas, garantindo um funcionamento correto do sistema
Imprevistos não têm hora para acontecer. Como o próprio nome sugere, eles podem ocorrer a qualquer dia e hora e com as calhas não é diferente. Sendo assim, além de uma boa instalação, é preciso atuar preventivamente para evitar transtornos posteriores. A manutenção, portanto, se faz necessária. Porém, como ela se dá e como é possível atuar para impedir, por exemplo, entupimentos?
Respeitar os períodos de manutenção de calhas e tubulações as mantêm livres para captar e conduzir a água das chuvas
Todos sabemos da importância do sistema de calhas para captar e conduzir a água das chuvas. Respeitar os períodos de manutenção é uma das ações preventivas que devem ser colocadas em prática. Veja quais são os cuidados essenciais:
Períodos de manutenção
A recomendação é para que as calhas sejam limpas a cada seis meses, pelo menos. No entanto, essa espécie de “consenso” não é uma verdade absoluta, tendo em vista, por exemplo, ambientes com densa vegetação e árvores no seu entorno, o que deve acarretar em maior frequência na manutenção. Regiões que sofrem constantemente com ventos também merecem atenção especial em seus telhados;
Limpeza
A instalação de calhas deve considerar a inevitável ação da natureza no sistema. Caem folhas, plásticos e todo tipo de sujidade trazidos pelo vento nas calhas, o que faz necessária a remoção de toda essa sujeira para evitar entupimentos. De novo, a regra é válida: quanto mais árvores por perto, mais regular deve ser a limpeza;
Execução
A manutenção periódica de calhas requer alguns cuidados, como a utilização de luvas e equipamentos de proteção para retirada da sujeira. Isso evita cortes e acidentes. Outra opção é a contratação de uma equipe especializada, uma vez que se trata de um trabalho que exige delicadeza e oferece algum perigo por ser realizado em altura. Ou seja, equipamentos de proteção individual – os EPIs – e acessórios para subir no telhado poderão ser necessários.
Etapas
Um serviço terceirizado profissional de qualidade irá muito além da retirada de resíduos. Após a remoção da sujeira, as calhas devem passar por uma higienização com produtos não abrasivos que não deterioram o sistema. Ao final, o uso de jatos d’água auxiliam na retirada dos produtos utilizados. Geralmente, uma empresa terceirizada faz uso de máquinas de alta pressão para tornar a lavagem e a limpeza mais céleres;
Outros cuidados
Ao limpar calhas, o ideal é aproveitar o momento para realizar a verificação geral do sistema. Alguns pontos merecem atenção especial, como a percepção para a existência de fissuras e/ou rachaduras e a observação de telhas mal posicionadas ou quebradas, das condições dos rufos e do desnivelamento de calhas. Havendo necessidade, não deixe de fazer as substituições.
Como não é difícil perceber, a prevenção deve fazer parte da rotina se você tem um sistema de calhas. Ainda que a manutenção seja terceirizada, ter ciência das ações e etapas é primordial para estar atento aos problemas que podem gerar obstrução de água.
Atuante no mercado desde 2017, a Nacional Metais nasceu do sonho de dois jovens que trabalhavam com calhas desde muito novos e desejavam atuar de forma empreendedora. Com extrema dedicação e profissionalismo ao longo dos anos, a demanda foi crescendo e o negócio foi ampliado, o que demandou a construção do primeiro galpão da Nacional Metais.
Atualmente, a empresa mudou para um galpão maior, onde funcionam a loja e o armazenamento de chapas, permanecendo no anterior a fabricação e o setor de comunicação e vendas. O que nunca mudou foram o espírito empreendedor – que continua permitindo parcerias com calheiros e instaladores para desenvolverem seus negócios próprios – e o oferecimento de produtos e serviços de qualidade, visando a total satisfação dos clientes finais.
Acesse Nossa Página no Facebook e o nosso Instagram
Gostou dessa postagem? Acesse a nossa página de Blog e fique por dentro das novidades.