A coleta de águas pluviais feita de maneira errada pode danificar e comprometer uma edificação. Nesse sentido, as calhas e rufos assumem grande importância em obras e projetos: enquanto calhas atuam para a o correto encaminhamento da água da chuva aos condutores verticais, rufos protegem paredes expostas ou evitam infiltrações nas juntas dos telhados e paredes internas.
Ou seja, quando estão em bom estado, impedem diversos danos causados pelas águas pluviais, como apodrecimento dos beirais das construções, rachaduras e corrosões e umidade excessiva nas paredes, o que acelera o desgaste da alvenaria e da pintura.
Para que isso ocorra, a instalação deve ser efetuada por calheiros profissionais, para não se correr riscos e contar com a maior eficiência do sistema.
Projeto arquitetônico definido é fundamental para definir a escolha dos materiais das calhas e rufos
Instalação de Calhas e Rufos
A escolha de calhas e rufos deve ser baseada no projeto definido, seja ele para construir ou para reformar. Somente assim é possível escolher entre chapas galvanizadas, de cobre ou de PVC. Saiba mais:
Instalação de calhas: seja qual for o material escolhido, as calhas devem ser bem dimensionadas e confeccionadas. Desta maneira, devem ter inclinação mínima de 0,5% no sentido do caimento para os bocais.
Outro ponto fundamental é que não podem envergar quando cheias d’água, ou seja, precisam de suportes que devem ser resistentes e bem dimensionados. Nos bocais, devem ser colocadas grelhas protetoras que não permitem a passagem de folhas, plásticos e outros objetos que podem gerar entupimento.
Quanto às ferramentas, o calheiro precisará de rebites e rebitadeira, veda-calha, furadeira e brocas para realizar o serviço. Ao uní-las, será preciso deixar um trespasse entre as peças de 10 cm a 15 cm.
Entre as calhas, devem ser feitas duas linhas de costura com o veda-calha, possibilitando, assim, a união das peças e costura, rebitando com uma ou duas fileiras de rebite.
Ao rebitar toda a calha, é necessário vedar a cabeça dos rebites também com o veda-calha. É este processo que evita o surgimento de vazamento nestes pontos.
A instalação de calhas e rufos pode parecer, em um primeiro momento, trabalhosa. Porém, ela se faz detalhista para garantir o funcionamento perfeito de toda estrutura. Sendo assim, é necessário abrir os buracos no fundo da calha para montar os bocais.
Uma vez testados, isto é, verificado se estão passando pelas aberturas feitas, é hora de soldá-los na calha. As cabeceiras são as extremidades das calhas, as tampas, e o processo de montagem é o mesmo de união das calhas.
Já a montagem dos suportes deve obedecer a um espaçamento entre 1,20 m e 1,80 m, o que será definido de acordo com o tamanho da calha e a quantidade de água que passa por ela. A calha deve ser colocada sobre o suporte e entrar sem ser forçada ou ficar folgada.
Uma vez colocadas, é preciso efetuar a ligação da tubulação nos bocais, ligando a calha ao sistema de drenagem. Por fim, é hora de colocar as grelhas nos bocais e testar o sistema com uma mangueira, por exemplo.
Instalação de rufos: assim como as calhas, os rufos também demandam peculiaridades na instalação. Portanto, não se deve pensar em economizar com essas peças em uma obra.
Em geral são confeccionados em alumínio, material com boa flexibilidade, resistência e durabilidade, embora também sejam encontrados em PVC e concreto, entre outros materiais. Sua instalação, tanto nos modelos de capa, quanto nos modelos de encosto, é bastante simples.
A fixação deve ser feita com bucha, e a vedação, com silicone. Inspecionar sua instalação periodicamente – a cada 3 ou 4 meses – com caráter preventivo auxilia na prevenção de problemas. Ainda assim, em épocas de chuvas é preciso ficar atento para evitar obstruções.
A manutenção, portanto, é indispensável para garantir a boa conservação de telhados e toda estrutura de edificação, evitando infiltrações e danos mais graves.
Como vimos, calhas obstruídas podem trazer transtornos. Erosão no entorno da edificação, danos nas paredes exteriores, infiltração de água na estrutura do telhado e até mesmo recalques diferenciais na fundação.
A Nacional Metais orienta, nesse sentido, que a limpeza deve ser realizada ao menos duas vezes por ano, preferencialmente nos finais das estações seca e das chuvas. Áreas com muitas árvores e densa vegetação merecem atenção redobrada, e a manutenção deve ocorrer com maior frequência.
Aos profissionais calheiros e empreendedores, somos uma empresa especializada na fabricação de calhas e rufos, oferecendo produtos da melhor qualidade do mercado para otimizar sua atuação junto aos consumidores.
Aos clientes finais, que almejam por projetos seguros e eficientes, escolha sempre por profissionais treinados e capacitados para suas obras.
Dessa maneira, oferecemos mais que produtos e serviços: cuidamos de todo processo, desde a matéria- prima até o acabamento, encorajando o empreendedor e fomentando sua autonomia profissional, na mesma medida em que garantimos as ferramentas necessárias para execução do trabalho de instalação e montagem.
Acesse Nossa Página no Facebook e o nosso Instagram
Gostou dessa postagem? Acesse a nossa página de Blog e fique por dentro das novidades.