Infiltrações, goteiras e vazamentos são, infelizmente, problemas que podem ocorrer nas mais diversas construções. Geralmente, são oriundos da falha na vedação de calhas e rufos, quando a execução deste trabalho se dá com materiais de baixa qualidade. Neste sentido, a utilização de poliuretano e silicone na vedação de calhas é um fator fundamental para evitar dores de cabeça a médio e longo prazo, já que o excesso de umidade pode levar ao comprometimento da estrutura do telhado, o que representa altos custos e, pior, a possibilidade de acidentes.
Como vedar calha vazando?
Ambientes com goteira e infiltração tendem a ter paredes deterioradas, com bolor e mofo, prejudicando o bem-estar de quem está no local ou o frequenta habitualmente. A vedação de calhas, portanto, garante um lugar saudável, principalmente para aqueles que têm propensão a problemas respiratórios.
Desta maneira, a melhor forma de vedar uma calha vazando é utilizando algum tipo de selante, como o poliuretano e o silicone. Primeiramente, limpe a calha, removendo todos os detritos, incluindo folhas e demais sujidades acumuladas. Se possível, lave as calhas com uma mangueira de jardim e as deixe secar, enquanto se prepara para selar. Para vedar e unir juntas de calhas, aplique poliuretano ou silicone como selante fazendo pressão constante, forçando-o contra a junta.
Para um trabalho bem executado, é essencial manter as partes que estão sendo coladas bem pressionadas, imobilizando a junta, se possível, por 24 horas, tempo médio em que o selante fica totalmente seco.
Qual o melhor selante?
Entre as muitas opções no mercado para vedação de calhas, o silicone se apresenta como um componente que não apenas veda, mas também isola diversas superfícies e auxilia na adesão de superfícies, garantindo eficiência para calhas, na medida em estão comumente expostas às águas da chuva.
Em relação à adaptabilidade na hora de escolher o produto para calhas e rufos – incluindo montagem, vedação e fixação – os selantes de poliuretano estão na lista dos mais indicados, em razão de sua alta capacidade de adesão e durabilidade diante das intempéries climáticas.
Evite infiltrações na calha
Para evitar infiltrações na calha, que mais a frente podem se transformar e progredir para problemas estruturais e de maior magnitude, é preciso agir preventivamente. Sendo assim, além da vedação de calhas, é necessário cuidado especial com o telhado. Se você não tem o hábito de inspecioná-lo, pelo menos uma vez por ano você deve usar uma lavadora de alta pressão para retirar os detritos acumulados. Rufos e calhas devem ser limpos sempre que possível, para que as águas pluviais não se acumulem juntamente com a poluição do ar, criando limos que podem levar a entupimentos.
Outro ponto importante: se você reside em regiões com vegetação densa, é preciso cortar os galhos das árvores ao menos duas vezes por ano, preferencialmente no outono e na primavera. Isso é vital para uma boa manutenção e para evitar possíveis acidentes em caso de ventos e chuvas muito fortes.
Na Nacional Metais, oferecemos mais do que produtos e serviços, pois cuidamos de todo o processo, desde a matéria-prima até o acabamento, atuando em parceria com o empreendedor, como empresa especializada na fabricação de calhas e rufos. Acreditamos, assim, fomentar o empreendedorismo, ao mesmo tempo em que oferecemos qualidade, produtividade e tecnologia aos clientes finais, na forma de projetos seguros e eficientes.
Acesse Nossa Página no Facebook e o nosso Instagram
Gostou dessa postagem? Acesse a nossa página de Blog e fique por dentro das novidades.